Durante os dias três e sete de março, estagiei no departamento de TI do Grupo Marquise. Nessa semana, eu quebrei o paradigma de que a TI era somente um departamento que auxiliava as pessoas quando havia qualquer problema com os seus computadores.

Além do Service Desk, que realiza o atendimento de 1ª linha com o usuário, a TI possui outros setores que colaboram para o funcionamento do grupo. Esses departamentos normalmente não são conhecidos pelos colaboradores.
.
O setor de análise de negócios foi uma novidade que eu não conhecia e que me surpreendeu. Este setor identifica e avalia a necessidade de um serviço ou produto que possa ser implantado em um departamento do grupo pela TI.
.
.
Após a identificação e avaliação, é apresentada a diretoria do grupo o estudo de viabilidade técnica e financeira dessa nova solução. Caso aprovado, os analistas de negócios colocam em prática essa solução. O ERP é um exemplo na prática.
.
.
O estágio revelou que o departamento não se restringe apenas ao ambiente físico da sede do Grupo Marquise. Seu campo de atuação esta vinculado a praticamente a todas as atividades do Grupo Marquise. O aprendizado que eu que tive nessa semana é que o setor não é somente o “quebra galho dos usuários”. Ele deve ser considerado um importante departamento que ajuda a construir uma vantagem competitiva para qualquer negócio.
.
Martonne Filho
.
Martonne Filho
Um comentário:
Martonne, realmente é uma tendência que a TI das empresas passe de mero "centro de custo" para um setor habilitador de soluções e negócios. Particulamente na Marquise, estamos estruturando o setor para que possa contribuir, cada vez mais, no desenvolvimento dos nossos produtos e a melhoria de processos da companhia, obviamente interagindo com os outros setores.
Postar um comentário