Fenômenos da era digital, cada vez mais, os blogs passam a fazer parte das vidas dos internautas. Com alguns cliques, é possível saber sobre assuntos científicos interessantes, as últimas notícias políticas e econômicas, fofocas sobre artistas e muito mais. Tudo isso regado à pessoalidade característica dessa ferramenta. .
Não podendo ignorar isso, a última tendência de comunicação das empresas é a instituição de blogs corporativos. Na verdade, além de darem um clima descontraído no relacionamento com os funcionários, eles foram descobertos como poderosas ferramentas na gestão da melhoria de processos, feedbacks dos colaboradores e até clientes. São adeptos famosos: Disney, HSBC, Folha de São Paulo, Lego, Fiat, etc.
Não podendo ignorar isso, a última tendência de comunicação das empresas é a instituição de blogs corporativos. Na verdade, além de darem um clima descontraído no relacionamento com os funcionários, eles foram descobertos como poderosas ferramentas na gestão da melhoria de processos, feedbacks dos colaboradores e até clientes. São adeptos famosos: Disney, HSBC, Folha de São Paulo, Lego, Fiat, etc.
.
Em seu livro, Blog Corporativo (por sinal, muito interessante!!!), Fábio Cipriani aponta para a utilização dos blogs por diversas empresas líderes em seus mercados. Mostra que trabalhadas juntas a um programa de CRM (Customer relationship management), servem de subsídios para estratégias focadas nos diversos segmentos, já que é possível mapeá-los de acordo com o assunto abordado, comentários e etc. Além disso, alerta para o fato que apenas um pequeno número de empresas brasileiras adotou essa prática, perdendo oportunidades com baixos custos.
Em seu livro, Blog Corporativo (por sinal, muito interessante!!!), Fábio Cipriani aponta para a utilização dos blogs por diversas empresas líderes em seus mercados. Mostra que trabalhadas juntas a um programa de CRM (Customer relationship management), servem de subsídios para estratégias focadas nos diversos segmentos, já que é possível mapeá-los de acordo com o assunto abordado, comentários e etc. Além disso, alerta para o fato que apenas um pequeno número de empresas brasileiras adotou essa prática, perdendo oportunidades com baixos custos.
.
O Programa Trainee da Marquise trouxe a atividade de criar e manter um Blog: O blog dos trainees (traineesmarquise.blogspot.com), onde são encontradas informações pessoais do grupo, rotinas do programa, principais acontecimentos e muito mais. Muito há que se aprender sobre essa ferramenta e sua gestão mais adequada. Com o amadurecimento da idéia, nesse momento, estão sendo estudadas melhorias (estruturais e de marketing) para dar o upgrade que o blog merece.
O Programa Trainee da Marquise trouxe a atividade de criar e manter um Blog: O blog dos trainees (traineesmarquise.blogspot.com), onde são encontradas informações pessoais do grupo, rotinas do programa, principais acontecimentos e muito mais. Muito há que se aprender sobre essa ferramenta e sua gestão mais adequada. Com o amadurecimento da idéia, nesse momento, estão sendo estudadas melhorias (estruturais e de marketing) para dar o upgrade que o blog merece.
.
Portanto, leitor, participe! Sua opinião/sugestão é muito importante para nós! Sugira temas sobre os quais quer ler, perguntas sobre o programa e os trainees. Teremos todo prazer em interagir!
Portanto, leitor, participe! Sua opinião/sugestão é muito importante para nós! Sugira temas sobre os quais quer ler, perguntas sobre o programa e os trainees. Teremos todo prazer em interagir!
.
Seguem alguns exemplos de blogs corporativos:
- fastlane.gmblogs.com - do vice presidente da GM, Bob Lutz;
- googleblog.blogspot.com - mantido pelos funcionários do Google;
- blogdogino.com.br - mantido pela FIAT, com sua personagem (Gino), que dá dicas sobre manutenção e conservação dos veículos.
Seguem alguns exemplos de blogs corporativos:
- fastlane.gmblogs.com - do vice presidente da GM, Bob Lutz;
- googleblog.blogspot.com - mantido pelos funcionários do Google;
- blogdogino.com.br - mantido pela FIAT, com sua personagem (Gino), que dá dicas sobre manutenção e conservação dos veículos.
.
Um abraço e boa semana,
Um abraço e boa semana,
.
Victor Mota
Victor Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário