sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Unindo a Teoria com a Prática


Durante os dias 21 e 25 de janeiro, estagiei na construção da barragem Tabatinga no município de Macaíba – RN (distante 40 km de Natal-RN). A obra solucionará o problema de inundação da cidade na época invernosa. As enchentes afetam a população de Macaíba há mais de 70 anos. A barragem beneficiará 55 mil habitantes e também proporcionará o desenvolvimento do distrito industrial do município.

Nesse período, observei na prática o que eu aprendi na teoria. Verifiquei as máquinas utilizadas, os métodos de construção e execução. A construção de uma barragem envolve as diversas áreas do curso de engenharia civil. Desde o estudo do solo até a logística das máquinas que serão utilizadas para remoção do solo das jazidas. É como as peças de um quebra cabeça se encaixassem unindo a teoria com a prática. Não há estudante de engenharia que não fique encantado com o porte da obra.

Além da parte técnica e de muitas fotos tiradas, eu e a Catarina presenciamos duas detonações nas quais havia cerca de duas toneladas de explosivos cada. A sensação de uma detonação controlada é incrível. Distante cerca de um quilômetro, primeiramente visualizamos as partículas de solo subirem vários metros acima. Cerca de milésimos de segundo depois, o chão treme. Logo em seguida, em outra fração de segundo após, sentimos o deslocamos do ar e com isso escutamos o barulho da detonação. É uma sucessão de percepções dos sentidos muito interessante. Após detonação ficávamos pedindo BIS!

Martonne Filho

Nenhum comentário: