É assim que muitos fortalezenses e turistas denominam esta cidade por ela ser iluminada pelo sol na maioria dos 365 dias do ano e por possuir belas praias. Apelido este que atrai muitos turistas, principalmente do sul do país, para visitar as belas praias fortalezenses, aproveitar o sol e as belezas que a capital cearense possui.Mas nem todo cearense é iluminado por esta “luz” que energiza a capital do Ceará. Cheguei a esta conclusão após conhecer a maioria dos bairros de Fortaleza e as favelas (favela Edson Queiroz, favela do pau fininho, dentre outras) que compõem a capital cearense, durante o meu estágio no tráfego da ECOFOR. Observei a grande desigualdade social existente entre os bairros nobres da capital e os bairro periféricos. Muitos podem dizer que isso não é novidade, porém você olhar pela televisão é bastante diferente de você adentrar nestas localidades e presenciar a realidade desta parcela da população cearense. É chocante.
Nestes bairros marginais, é notória a falta de saneamento e de condições básicas para se ter uma vida saudável e “iluminada”. Casas, que mais parecem casinhas de bonecas, abrigam famílias enormes, crianças brincam peladas por não possuírem uma blusa para se cobrirem, dentre outros fatores que comprovam a crueldade da nossa realidade.
Um ditado popular prega que “O sol nasce para todos”, mas depois desse estágio no tráfego da ECOFOR, que me possibilitou conhecer esta realidade até então conhecida apenas por jornais e pela TV, percebi que na capital cearense este ditado não é aplicável. Nesta, o sol é restrito apenas a uma minoria e aos turistas.
Será isso justo?
Ai fica a grande questão. O que deve ser feito para tirar parte da população cearense desta penumbra? Antes de citar o governo como resposta, vamos pensar no nosso papel como cidadãos, pois só nós podemos tornar nossa cidade uma terra da luz não só para turistas e sim para todos que nela habitam.
Germano Arraes Firmo
2 comentários:
Pelo que li, percebi que a uma discordância, pois vc fala da luz do sol e todos e todos temos o sol iluminando nossos dias.
Realmente todos nós somos iluminados pela luz do sol,mas utilizei, também, a luz do sol num sentido figurado. Neste texto a luz do sol representa, também, as condições de vida básica que todo nós deveriamos ter. Infelizmente, poucos em nossa cidade são iluminados pela luz de uma qualidade de vida ideal. Essa foi a minha intenção.
Grato pelo Comentário e continue participando.
Germano Arraes Firmo
Postar um comentário