Todo ano esse diálogo se repete:
- Vai para onde no carnaval?
- Para um retiro!
- Retiro???
Pois é, as pessoas estão acostumadas a fazer sempre as mesmas coisas, e quando alguém faz algo diferente todos acham estranho. Como estou vivendo um momento no qual tudo gira em torno do meio empresarial, isso me levou a pensar em como muitas empresas não fazem questão de inovar e tentar produtos ou métodos diferentes.
No ambiente corporativo, quem não inova fica pra trás, mas quem sempre busca soluções criativas está um passo à frente da concorrência. Seguir tendências não torna uma empresa inovadora, e sim copiadora, mas copiar modelos pré-determinados pode ser mais perigoso que andar na contramão de todos.
No caso do retiro, tenho em mente que é o melhor lugar para o meu carnaval, para o de outra pessoa pode não ser. O importante é estar sempre atento às necessidades individuais e momentâneas e tentar supri-las, caso contrário seria como atirar no escuro, buscando coisas de que não preciso.
Fiquemos então sempre inconformados com nossa situação atual, buscando sempre mudar, e para melhor. Tenhamos cuidado apenas para não mudar apenas por mudar, e para não fazer mudanças desnecessárias, o que nos deixa vulneráveis.
Ruben da Cunha
2 comentários:
Ruben, sei bem a reação das pessoas quando se diz que vai a um retiro no carnaval... mas é uma experiência maravilhosa!
No post do Ivo, ele relatou que iríamos a Recife no carnaval. Lá sim, eu me senti um "peixe fora d'água!" Mas foi divertido! Mais histórias pra contar pros meus filhos...
espero que o carnaval de todos tenha sido bem-aproveitado.
abraços!
Ruben,
adorei a relação que você fez com o meio empresarial e as pessoas e a necessidade atual de mudanças. Mudar para melhor!
É o que estamos tentando, não é?!?!
heheee
Adorei o artigo!
Catarina
Postar um comentário