quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Planejamento e organização

Iremos lançar até o final de janeiro a primeira edição da revista INSIGHT empresarial. Posso dizer que está sendo um momento ímpar do nosso treinamento, pois estamos tendo a oportunidade de ver de perto a importância do planejamento e da organização de uma equipe.

No planejamento decidimos o que, como, quando e quem deve fazer o que. Foi neste momento que definimos o público alvo da nossa revista, estabelecemos os recursos necessários, fixamos prazos e estabelecemos os procedimentos. É como se tivéssemos definido o caminho a ser percorrido entre o ponto onde estávamos e o ponto onde desejamos chegar.

Uma vez definido o planejamento, nos organizamos em três equipes: marketing, produção e financeiro. Cada grupo ficou responsável por uma atividade da revista. A produção ficou responsável pelas matérias, artigos e entrevistas da revista, o marketing se responsabilizou por captar os recursos necessários para a realização deste trabalho e o financeiro se encarregou de controlar os recursos e cotar os serviços e materiais necessários da revista.

Planejamento e organização não são importantes somente na nossa vida profissional, esses processos também devem fazer parte da nossa vida pessoal. Devemos, então, sempre ter em mente onde queremos chegar para que possamos assim nos planejar e nos organizar para a concretização dos objetivos.

Este trabalho está proporcionando a todos os trainees uma visão de como funciona um negócio, a partir da base até a sua efetivação. Com este trabalho estamos aprendendo coisas que as instituições de ensino não podem nos ensinar, como por exemplo, a importância de se trabalhar em equipe, como negociar com fornecedores e colaboradores dentre outros.

Na minha opinião, o ensinamento mais importante que estamos tendo é o de vivenciar a revista como o “nosso negócio” e observar de perto como o mundo empresarial é dinâmico. Nem sempre as coisas acontecem como havíamos previsto e é aí que entra a nossa capacidade de adaptação ao dinamismo do mercado.

Daniel Nogueira

Nenhum comentário: