Você já parou pra pensar como seria bacana uma empresa cheia dos nossos melhores amigos? Já imaginou como seria interessante trabalhar apenas com pessoas que gostamos, com as quais nos damos bem e sabemos conviver perfeitamente?Pareceria um sonho pra você não ter aquele chefe ou colega de trabalho insuportável, que fica lhe cobrando, e fazer parte de uma equipe de trabalho descontraída, cheia de pessoas bacanas, com inúmeras afinidades?
Quando paro para pensar sobre isso, imagino até que ponto seria interessante trabalhar assim...
Fico pensando onde estaria a riqueza de conviver com diferenças, onde estaria o aprendizado, o crescimento junto com as incompatibilidades que se resolvem e geram tantos frutos bons.
Fico imaginando que tudo seria descontração, que acabariam confundindo assuntos pessoais e profissionais; trabalho e diversão...
Não podemos nos enganar que os conflitos fazem parte da empresa, assim como fazem parte de uma família, por exemplo. Os conflitos são fortes sinais de compromisso e profundidade. Descartam a superficialidade.
Uma empresa sem conflitos de personalidades é uma utopia. A organização é formada por equipes e as equipes são formadas por pessoas. As pessoas são diferentes, reagem de forma distinta em situações diversas e o fazem sob o comando da emoção e não apenas da razão. As pessoas diferem em personalidades, valores, desejos, necessidades, percepções.
O fato é que se torna muito difícil gerenciar pessoas e trabalhar em equipe, mantendo um clima tranqüilo o tempo todo. Um dos agravantes é a visão individualista de alguns, a falta de comunicação e de sinceridade. O segredo está em aprender a respeitar e saber lidar com essas diferenças.
Somados aos egos aguçados, o estresse, a pressão cruel por resultados, a sobrecarga de trabalho, o clima de competição predatória, a insegurança e as ameaças de empregos e críticas depreciativas, agravam o cenário de conflitos pessoais. Daí o surgimento do que há de pior nas pessoas como a inveja, as intrigas e a rudeza.
E eu fico a pensar... Como foram importantes pra mim os conflitos... Como cresci com determinadas críticas e visões tão diferentes das minhas. Como passei a rever meu comportamento só em perceber numa maior produtividade ou num
desempenho diferenciado de alguém que costuma trabalhar diferente de mim. Como passei a analisar determinadas reações ou comportamentos meus em função da equipe ou de objetivos e como tenho tentado melhorar determinados pontos fracos...Acho que o interessante é sempre tentar crescer junto com a equipe. Qualquer posição de comodismo ou de crítica vazia (simplesmente por falar mal do chefe ou de qualquer colega de trabalho), que não leve ao crescimento, vão ser simplesmente palavras vazias que estimulem a insatisfação. Precisamos ver as diferenças como crescimento, como aprendizado!
Luana Marques
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