quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Edith Piaf: O Rouxinol da França

Domingo passado, assisti “Piaf - Um Hino ao Amor”. O filme contava a trajetória da cantora francesa Edith Piaf. Sua música retratava a história social e amorosa dos parisienses do século passado. A voz inconfundível e seu talento marcaram a canção popular francesa após a segunda guerra mundial. No entanto, o que me chamou a atenção foi a falta de integridade e de responsabilidade da cantora. Seu talento foi ofuscado por uma vida desregrada, pelo vício do álcool e da morfina. Essa combinação causou a morte da cantora com apenas 47 anos.

O talento sozinho não sustenta o sucesso por um longo período. Por trás do sucesso duradouro existe o planejamento e a disciplina. Mas as pessoas geralmente só observam o resultado final. Elas se esquecem que além do talento, o autoconhecimento e o aprendizado contínuo são ferramentas importantes para a manutenção do sucesso.

Devemos compreender que uma boa ação no presente aliado com o talento é chave para abrir a porta do sucesso. E que o crescimento é fruto das boas ações do passado. Pequenas ações permitem grandes conquistas no futuro. Como no filme, devemos atuar em cada cena da melhor maneira possível e sem erros para que o filme das nossas vidas ganhe o “Oscar”, ou melhor, o sucesso!

Martonne Filho

Saiba mais sobre o filme:
www.edithpiaf.com.br/

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto Martonne! Bem direto, bem escrito e nos deixa uma reflexão
Bjos,

Anônimo disse...

Não entendi..... o texto começa com Edith Piaf, uma cantora de um talento indiscutível, um clássico e como tal sem tempo, mundialmente conhecida e reconhecida como grandíssima interprete. Indiscutivelmente Edith Piaf não era um exemplo de perseverança, muito menos de disciplina. Mas exatamente pela dimensão do seu talento, o sucesso se sustentou e se sustenta até hoje! Outros exemplos pode ser dados, lembre-se de Mozart.

Anônimo disse...

É verdade Karina... mas talentos como estes são raros!!! E acredito que a mensagem tenha sido: Apesar dos seus talentos, trace as metas, seja disciplinado, batalhe pelo seu espaço, não se osfusque com o brilho... etc.
Não foi desmerecendo a cantora mas sim nos alertando!!!

Adorei o artigo Martonne, curto porém rico! PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

Acredito tambèm que o autor do texto quis concluir o que voce concluiu Catarina, mas ele nao està escrevendo pra voce, que o conhece e sabe exatamente o que ele quis dizer, ele està escrevendo para qualquer pessoa que abre o blog e le, certo? Eu sou uma dessas pessoas!!! O autor escreve: O talento sozinho não sustenta o sucesso por um longo período. Por trás do sucesso duradouro existe o planejamento e a disciplina.
Edith Piaf è exatamente a negaçao dessa afirmaçao! A mensage è perfeita, mas o texto, lido por como foi escrito, è contraditòrio e a minha sensaçao de leitora que desconhece o autor, è que ele quis usar o fato de ter assistido o filme pra introduzir um texto sem se preocupar com a concatenaçao final do mesmo!
KArina

Trainee disse...

Karina,

Edith Piaf e Mozart são exceções. Você acha que a maioria dos cantores atualmente não possui planejamento? Como eles escolhem as musicas para seu futuro DVD e executam seus shows? Eles vão para a rua com o violão cantar com um chapéu e voltam com os bolsos cheios somente com o seu talento? Gênios existiram e sempre vão existir. No entanto, a competição atualmente se tornou mais acirrada. Na música, nos negócios e no esporte o planejamento e o marketing são fundamentais. Um cantor de sucesso possui uma equipe por traz dos bastidores que o auxiliam nas turnês, entrevistas e shows.

Martonne Filho

Anônimo disse...

Martonne,
nao questiono absolutamente a sua mensagem, è exatamente isso, para nòs mortais resta mesmo suor, determinaçao e atè mesmo "oportunidades". Meu questionamente nao era a mensagem em si MAS a elaboraçao lògica do texto... Eu li como completa estranha e voce começa exatamente da negaçao da sua conclusao! Voce fala do genio que "lucrou" muito mais do que qualquer esforço investido pra concluir que è preciso disciplina, determinaçao.
Expressar-se nao è facil, è tarefa complicada!