quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Desigualdade Social

Desde que o Programa de Trainee iniciou, tivemos que ler dez livros e um deles em especial chamou a minha atenção. Sabe aquele livro que te envolve na historia, que você não consegue parar de ler e à medida que o final se aproxima você sente pena pelo fato de que a leitura esta acabando?

Foram esses sentimentos que tomaram conta de mim durante a leitura do romance "A Distância Entre Nós". O livro aborda temas presentes no cotidiano de nossas vidas, como por exemplo, o amor, a solidariedade, a omissão, a injustiça, a impunidade e as diferenças sociais.

O romance, baseado em história verídica, retrata a vida de duas mulheres que vivem em Bombaim, na Índia. Ao longo da história, podemos ver que o caos social está longe de ser uma singularidade do Brasil.

Os problemas de infra-estrutura, má distribuição de renda e aumento da pobreza não estão tendo a atenção necessária. O aumento silencioso do número de favelas nas grandes cidades é um exemplo de que a cada dia que passa a miséria aumenta. Essa migração do campo para a cidade acontece justamente devido as totais faltas de condições de uma vida digna. Na maioria das favelas não existe energia elétrica nem redes de esgoto. Os favelados não recebem incentivos suficientes para sair da condição social em que se encontram. A educação no país é precária, a criminalidade e a violência aumentam em grandes proporções nas cidades industrializadas.

É comum encontrarmos contrastes urbanos na própria cidade de Fortaleza, onde num mesmo bairro nos deparamos com favelas de um lado e prédios luxuosos de outro. Além disso, a cada semáforo que paramos, vemos a pobreza estampada nos rostos das crianças que pedem esmola.

Como podemos mudar esse contraste social e tornar o Brasil menos desigual? Qual é a nossa parcela de culpa nesse contexto?

Essas são as indagações que não podemos calar. Aproveitemos para fazer uma profunda reflexão de como será o nosso papel para ser um agente de mudanças para um mundo melhor.

Jaqueline de Vasconcelos Barsi

Nenhum comentário: