Caro leitor, gostaria de compartilhar com vocês uma experiência nova, que passei esta semana na manutenção da ECOFOR. Tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o funcionamento do diferencial do caminhão, este conhecimento não se limitou apenas a observação, posso literalmente dizer que colocamos a “mão na graxa”. Vocês devem está se perguntando, o que isso agregou?Porém, para que eu possa lhe responder a esta pergunta irei primeiramente explicar o que é um “diferencial”. O diferencial é um dispositivo mecânico que tem a função de dividir o torque (representa a fração da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazer ele girar em torno de um eixo ou ponto central) entre dois semieixos, produzindo uma compensação entre estes quando um deles sofrer queda na rotação.
O diferencial é composto por um conjunto de engrenagens, ordenadas de tal forma que a força produzida no motor, é transferida para as rodas fazendo-as girar. Cada engrenagem é ordenada de tal forma que os contatos entre elas produzam o menor desgate possível.
Fazendo uma analogia entre o diferencial e as empresas, observaremos que as engrenagens representariam os setores que compõem a empresas, assim para que o todo apresente um desempenho satisfatório, todas as “engrenagens’ precisam trabalhar de forma sincronizada e harmoniosa. Quando observamos cada setor da empresa trabalhando de forma integrada, verificamos que seus objetivos são alcançados com maior facilidade. Desta forma a soma das forças de cada setor produz um “torque”, que faz a empresa girar em torno do seu obejetivo.
Dentro deste processo podemos observar que as empresas são compostas de diversas partes integrantes e interdependentes que juntas, formam um todo com um único objetivo.
Não importa o que você faça, busque sempre aprender com o que faz. Por mais simples que o seu trabalho possa ser, ele sempre terá muita coisa a lhe ensinar.
Daniel Nogueira.
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