domingo, 9 de setembro de 2007

Caminho sem volta

É bem verdade que os sistemas de informação são indispensáveis para a sobrevivência empresarial na atualidade, pois já é visível a dependência do computador dentro e fora do ambiente corporativo.

Ricardo Semler, em Virando a própria mesa (Rocco, 2002), contesta a utilização da informática nas empresas: “... um dos objetivos mais usados para vender sistemas é a palavra “consistente”. Os sistemas de computadores são consistentes. No entanto, a palavra que mais se ouve no final do mês, quando os relatórios atrasam é inconsistência. “Deu uma inconsistência e estamos tentando descobrir onde!”

Estamos em processo de mudança, de implantação de um sistema integrado, que certamente agilizará processos e reduzirá os erros. É difícil acreditar nessas afirmações de Semler quando o computador já exerce papel fundamental no processo da empresa e quando vemos sistemas funcionarem perfeitamente.

O que não podemos abrir mão é da comunicação verbal, do telefone (item muito esquecido com a utilização do correio eletrônico). Algumas empresas até já praticam o no-email Day (permanecem um dia inteiro por semana sem a utilização do correio eletrônico), o que nada adianta, visto que o único resultado é o acúmulo de e-mails para o dia seguinte.

Cuidemos para que o nosso trabalho não seja tão dependente da máquina, mas que essa ferramenta maravilhosa esteja à nossa disposição.

Ruben da Cunha

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa análise, Ruben! Não podemos esquecer também que o livro do Semler foi escrito há bons 20 anos, e realmente hoje em dia é impensável viver sem a informática. Que ela nos sirva, e não nos limite.

Chico disse...

Concordo com o que foi dito logo acima... Sistemas de informação deram passos importantes nos últimos 20 anos...

E-mail e IM são instrumentos de trabalho importantíssimos, principalmente se pensarmos em equipes vivendo em fusos diferentes.

Telefone também pode gerar aquele bloquinho de notas cheio de pontos deixados para o dia seguinte...

O assunto é bom! ;^)

Chico
www.casadochico.blogspot.com