segunda-feira, 10 de março de 2008

O exercício da Responsabilidade Social.

Muito se fala sobre Responsabilidade social no ambiente corporativo. A discussão sobre o papel das empresas e dos seus funcionários como agentes sociais no processo de desenvolvimento está por toda parte. Às pessoas cabe desenvolver e exercer seu lado cidadão, e às empresas cabe dar suporte e fomentar estas ações.
.
Falar em Responsabilidade Social é uma coisa, praticar já é bem diferente. Digo isto porque na última sexta-feira, dia 07.03.2008, estive presente no Projeto José Henrique, onde proferi uma palestra a um grupo de 100 menores aprendizes. Foi uma ocasião ímpar de exercício da cidadania, e a sensação de poder contribuir para o desenvolvimento destes jovens aprendizes foi muito gratificante.
.
O Projeto José Henrique é uma escola localizada no bairro Bom Jardim em Fortaleza. Atende crianças e adolescentes, com várias atividades que envolvem desde recreação para crianças a cursos profissionalizantes para adolescentes que estão ingressando no mercado de trabalho. Atualmente inicia um projeto de desenvolvimento de uma turma de menores aprendizes, onde os jovens são capacitados para o mercado profissional, ao mesmo tempo em que concluem o ensino médio.
.
Discursar para uma platéia de 100 “olhinhos atentos” trouxe grande aprendizado. As expectativas dos estudantes sobre o mercado de trabalho que os aguarda, os sonhos sobre entrar na universidade, junto com a ansiedade sobre qual tipo de profissional vão se tornar trouxeram à tona um diálogo esclarecedor.
.
Que futuro terão num país que oferece oportunidades tão desiguais? Só dependerá do empenho individual de cada um. O desafio é grande, mas repleto de possibilidades!
.
Lívia Ferreira

Nenhum comentário: