sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Quebra de paradigma

Expressão bastante comum nos dias de hoje, a “quebra de paradigmas” faz parte do dia-a-dia corporativo. Gostaria de compartilhar uma vivência nos últimos dias.

Nessa semana, tive uma experiência fantástica na aula de Qualidade & Produtividade. O professor nos havia mandado pesquisar na semana passada sobre paradigma e pediu que trouxéssemos os resultados da pesquisa para discuti-los conosco. No início da aula pediu que nos organizássemos em grupos. Feito isso, em vez de perguntar sobre o resultado da pesquisa, perguntou quais eram os fatores que nos levaram a montar aquelas determinadas equipes. As principais respostas foram: empatia, já conhecia os outros integrantes, sempre fazia trabalhos com o mesmo grupo... Então ele pediu que nos reorganizássemos em equipes, porém, dessa vez deveríamos fazê-lo de modo a constituir grupos nos quais “aparentemente” não havia aqueles mesmos fatores.

Fiquei numa equipe da qual não conhecia ninguém e comecei a discutir o assunto com os outros integrantes. Ocorreu algo engraçado: de início, algumas idéias divergiam e alguns ficaram calados. Porém, com o passar do tempo, foi-se montando uma consenso, na minha impressão, mais rico do que a idéia do grupo anterior. Isso foi constatado por todas as novas equipes. Essa simples experiência nos deu idéia da quebra de paradigma. Ao sair da zona de conforto, que era fazer sempre as mesmas equipes, tivemos uma dificuldade inicial que foi superada e produziu novos resultados.

No programa trainee somos submetidos a constantes desafios. A experiência da aula foi rica e me fez visualizar ainda melhor a quebra de paradigma feita ao realizar-mos o lançamento da Insight Empresarial. É gratificante olhar para trás e ver o caminho trilhado. Resultados concretos são produzidos com esforços extras e requerem planejamento, visão sistêmica, execução e coesão da equipe. Sou muito grato ao programa!

Vamos em frente!!!
Victor Mota

Nenhum comentário: