sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Maravilhas da Construção Civil

É impressionante poder ver como o homem consegue interagir com a natureza de maneira a construir obras fantásticas, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto com relação ao porte.

Para tal, foi necessário o desenvolvimento de ferramentas matemáticas para o cálculo de estrutura e o aprimoramento de técnicas construtivas. Em suma, pode-se dizer que isso foi possível através de um olhar mais apurado sobre a natureza, tentado prever situações que possam comprometer a estabilidade da edificação.

Um exemplo que impressiona está em Dubai. São as ilhas artificiais The Palm e The World. Elas formam um arquipélago artificial com o formato de palmeiras e uma com o formato do mapa mundi.

Para se ter uma idéia, para a ilha The Palm Deira estão sendo utilizados mais de 1 bilhão de metros cúbicos de pedra e areia do deserto. No local, estão previstos hotéis de luxo, parques aquáticos, áreas esportivas, shoppings centers entre outros. Esse empreendimento terá, aproximadamente, o tamanho de Paris.

Outra obra que impressiona é a Ponte Millau. Localizada perto da cidade de Milau (no sul de França), na auto-estrada A75 que vai ligar Paris a Barcelona, o viaduto de Milau é um recorde mundial em altura e um desafio técnico, com um comprimento total de 2.460 metros.

Ela é sustentada por 7 pilares, altura variando de 91 (equivalente a um edifício de 30 andares) a 275 metros de altura ( um edifício de 91 andares) com uma seção transversal que vai de 11 metros, nas extremidades superiores, a 24,5m na base O custo total da obra foi de 394 milhões de euros.

Agora, é esperar para ver qual será a próxima maravilha que homem fará. Sem dúvida, os desafios são maiores, pois além das questões técnicas e financeiras, há também a questão ambiental. Será que o ser humano continuará a produzir maravilhas como as expostas com cada vez menos impactos ao meio ambiente? Esse é o desafio.

Iolam Júnior

Nenhum comentário: