quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Já ouviu falar em Riddle???

Olá ilustres leitores!!! Queria contar para vocês um pouco do meu passa-tempo preferido. São os jogos de Riddle. Ainda não são muito conhecidos no Brasil, mas quem tem o primeiro contato não consegue parar de jogar.

Esse tipo de jogo é formado por fases que são enigmas, normalmente compostos por fotos e frases, que muitas vezes estão escondidas até no código fonte ou nas propriedades da imagem. Aparentemente não há muito nexo entre as dicas, mas o segredo é pesquisar profundamente.

O que me instiga é o caráter investigativo desse jogo. Cada tema é uma busca por conhecimento e estudo sobre física, química, história, geografia, política, economia e o que mais você imaginar.

Um exemplo interessante foi em uma fase que passei mais de 2 horas pesquisando sobre a segunda guerra mundial, Hitler, holocausto, Papa Pio XII. Quanta cultura foi adquirida? Quanta da minha paciência pude testar? Houve alguns casos em que tive que estudar o código morse, linguagem de sinais, arquitetura, cultura dos samurais entre outros temas que normalmente não pesquisaríamos.

Só para se ter uma idéia, o primeiro Riddle criado no mundo, chamado “Thisisnotporn”, nunca foi fechado. Ou seja, até hoje não houve ninguém que conseguir descobrir todos os seus enigmas. O desafio é grande!

Atualmente, há aproximadamente 500 Riddles disponíveis na internet, muitos desses não possuem mais de 5 fases. Um dos mais famosos do Brasil é o Doubt (www.doubt.kit.net). Ele possui muitos grupos de discussão no orkut, o que aumenta muito a quantidade de dicas e pistas além de possibilitar um contato direto com os criadores do jogo.
Sugiro que participem desse jogo! Sem dúvida ele é uma excelente maneira de aprender mais sobre o mundo e desenvolver um raciocínio lógico, além de ser um ótimo passatempo.

Iolam Júnior

Nenhum comentário: