quinta-feira, 27 de março de 2008

Brincadeira de gente grande

Quando estagiei no setor de orçamentos conversei com o engenheiro Márcio Bandeira sobre o seu passatempo favorito e ele me respondeu que colecionava miniaturas, sua diversão nas horas livres. Logo em seguida mostrou-me as fotos das réplicas dos aviões, forte apache, bat-lancha e outros brinquedos, que encantaram várias gerações.
.
Tive dúvida quanto à aquisição das réplicas, pois não sabia como foram obtidas e perguntei se a compra das miniaturas foi efetuada através de loja comum ou pela internet. Márcio respondeu que não comprava as réplicas prontas, pois construía seus próprios brinquedos, uma vez que é adepto do plastimodelismo.
.
O plastimodelismo é essencialmente a definição da palavra “plástico” levado ao máximo. Segundo o dicionário a palavra “plástico” significa: “Que tem propriedade de adquirir determinadas formas sensíveis, por efeito de uma ação exterior”. Esse material possui a capacidade de se transformar em qualquer forma e tamanho por meio de um molde.
.
O hobby utiliza o plástico em sua forma básica (industrializado e moldado) na construção de miniaturas convincentes e com muitos detalhes dependendo do modelista(indivíduo que realiza a miniatura). Além disso, o passatempo é uma atividade de cultura e lazer. Já que os participantes precisam pesquisar o máximo sobre o tema para obter informações do que deseja fabricar. A miniatura precisa ser a mais fiel possível para transmitir credibilidade.
.
As primeiras réplicas surgiram como tanques e equipamentos militares utilizados nas 2ª guerra mundial para colaborar no planejamento das batalhas. Essas miniaturas ficavam estrategicamente organizadas em cima de mapas através de tanques, tropas e navios; que colaboram para visualização do cenário de guerra.
.
Após o fim da guerra, a tecnologia da injeção de plástico foi disponibilizada para o uso civil permitindo que uma infinita gama de produtos utiliza-se esse processo de fabricação. Foi nesse momento que a sociedade moderna ingressou na “Era do plástico”, o que influenciou, nos dias de hoje, na sua ampla utilização, como a existência de moldes fabricados com o auxílio de computadores, que proporcionam um nível de acabamento que deixaria qualquer pessoa de “boca aberta” devido à quantidade de detalhes, e obviamente os kits de miniatura não poderiam ficar de fora.
.
Os tipos de plastimodelismo mais comuns são:
  • Aviação - Modelos de aeronaves
  • Militaria - Veículos de Combate e Blindados
  • Figuras - Personagens Históricos e Anônimos
  • Ficção e Astronáutica - Figuras e Veículos
  • Dioramas - Situações e Histórias

Martonne Filho

.

Links relacionados:

http://www.plastimodelismo.org/

http://www.hobbycraft.com.br/

http://www.hobbymania.com.br/

http://www.maniadekits.com.br/

http://www.revell.com/

Nenhum comentário: